Durante os dias 21 a 24 de outubro de 2014 o Grupo Casca Grossa da EMEF Barão de Piratininga, dirigido pela atriz e arte educadora Amanda Sobral, participou do FETO – Festival de Teatro Estudantil de Belo Horizonte/MG, com o espetáculo Raízes.

Após a apresentação para um grande público no dia 22, o grupo recebeu os seguintes destaques e apontamentos: Destaque para o jogo teatral como procedimento na criação do espetáculo, pela teatralidade alcançada pelo processo de criação através de jogos e improvisações; Destaque para a criação da dramaturgia através de um processo colaborativo, pela contribuição e pesquisa realizada por todos os integrantes do grupo na busca por memórias que culminaram na elaboração das histórias levadas as cenas; Destaque para a utilização do espaço e elementos cenográficos, pela utilização de elementos simples que agregam à encenação de forma a criar símbolos e imagens para o espectador; Destaque para a atuação do elenco, por tornar o jogo vivo, estabelecido no presente da cena, valorizando cada ação, gesto e olhar no espaço e no tempo da cena.

Durante a semana o grupo de alunos pôde ficar hospedado na cidade mineira participando da programação do festival.

Os alunos puderam vivenciar a prática teatral de forma completa ao apresentar, assistir e trocar experiências com outros jovens de todo o Brasil, como ressalta a aluna Brenda Buzzo do 7º ano “assistimos muitas peças e todas elas me ensinaram muito. A sensação de ser o público é tão única quanto à de ser atriz, quando eu estava no palco do Teatro Alterosa eu nem sabia o que pensar, eu estava em Minas fazendo o que eu gosto e isso foi único”.

O elenco é composto também por Amábile Oliveira, premiada como atriz coadjuvante no FETESP – Festival de teatro estudantil do Estado de São Paulo 2014 em Tatuí, que o grupo também participou no mês de outubro, Caio Henrique, Beatriz Soares de Pinho, Brendon W. P. dos Santos, Bruna Vaz, Julia Oliveira, Agnes Segura e Raquel Sousa.

Encerrando as apresentações fora de São Roque, o Grupo Casca Grossa, tem na sua programação para os próximos dias, o V Festival de Teatro Estudantil Vasco Barioni, realizado pela Prefeitura por meio do departamento de Educação, entre outros eventos.

Da Assessoria de Imprensa da PM de São Roque

 

FESTIVAL DE TEATRO

Menu