Hoje (25/5) é um dia importante para a cultura geek. Além de aniversário do lançamento de Star Wars, é comemorado também o Orgulho Nerd e o dia da Toalha. É isso mesmo e é hora de você saber mais sobre essa importante data, comemorada por pessoas de todo o mundo (e talvez de outros).

Não entre em pânico e carregue uma toalha

Vamos começar pelo mais curioso – o que é o Dia da toalha? Bem, a data é celebrada todo ano no dia 25 de Maio como uma homenagem dos fãs do autor Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, que ganhou um divertido filme em 2005.

Neste dia, os fãs devem levar uma toalha consigo para demonstrar o seu carinho pela série. A comemoração foi realizada pela primeira vez em 2001, duas semanas após a morte de Adams em 11 de maio de 2001.

E o que a toalha tem a ver? Bem, em sua viagem pelo espaço, este é o objeto mais útil que o mochileiro pode levar, como descrito pelo autor: “A toalha é um dos objetos mais úteis para ummochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; (…) Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. (…) se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”

Orgulho Nerd

A iniciativa teve origem na Espanha em 2006 com o nome de “Orgullo Friki” e se espalhou pelo mundo por meio da internet. A data escolhida para o Orgulho Nerd é exatamente a do dia do lançamento do filme que se tornou ícone da cultura: Star Wars – franquia que mudou o cinema, os efeitos especiais, e a ficção e os transformaram no que conhecemos hoje.

A estreia do filme aconteceu no famoso Teatro Chinês, em Los Angeles, e surpreendeu o elenco pela dimensão que tomou. “Jamais havíamos visto algo assim”, disse Carrie Fisher (Princesa Léia). “Foi revolucionário, algo de gênio”, completou Mark Hamill (Luke Skywalker). “As pessoas aplaudiram de pé e nos pediram autógrafo.”

Bem, seja você um geek ou nerd assumido, ou um fã tímido de uma ou outra obra de ficção: Feliz Dia da Toalha e do Orgulho Nerd!

MARI TOALHA

Menu