O Lar Mãe da Providência foi fundado em 2000 por um grupo de católicos que se reuniam para oração e reflexão, a iniciativa nasceu a partir da percepção do crescente número de pessoas que viviam nas ruas sem referência ou laços familiares em situação de vulnerabilidade social grave; esse grupo decidiu se organizar para acolher e oferecer cuidados a essas pessoas, especialmente aos idosos. Tem por finalidade ainda, auxiliar as famílias carentes da região, independente da idade, credo religioso, raça, cor, sexo, nacionalidade, convicção política ou filosófica.
Em 2001 foi oficializada como entidade sem fins lucrativos sob a denominação de Associação Beneficente Lar Mãe da Providência Santa Maria Maior e sua sede fica junto à Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Volta Grande, distrito de São João Novo, município de São Roque, estado de São Paulo.
No ultimo dia 06 de outubro, a entidade realizou uma festa do Dia das Crianças que reuniu além das crianças atendidas todas as demais da região, reunindo um total de quase 500 crianças. A Planet Talk São Roque colaborou com a doação de 288 presentes, fruto da doação dos alunos durante o mês de setembro.

Menu